HDL | Sistemas de Rega, Piscinas e Lagos
  • Início
  • Quem Somos
  • Catálogo
  • Contactos
  • Noticias
  • Loja do Profissional

Como trocar a areia do filtro de piscina

10/5/2022

Comentários

 
Imagem
Para uma manutenção adequada do seu sistema de filtragem da piscina, é importante mudar periodicamente o leito filtrante. Este ao final de algum tempo torna-se tão tão saturado com detritos orgânicos, pele, cabelo e óleos que já não é capaz de filtrar a água o suficiente para manter a água cristalina, podendo ser um dos responsáveis pela coloração verde da água.
Para manter o equilíbrio no seu filtro de piscina, recomenda-se a substituição da areia de sílica a cada dois anos, e do vidro ativo a cada dez anos. Substituindo o leito filtrante do seu filtro de piscina, irá garantir que este efetue uma filtração eficiente, contribuindo para a manutenção do equilíbrio da água.

O processo de substituição é bastante simples, e pode ser executado por qualquer pessoa, desde que siga os passos necessários para a correta execução do processo.

1) Verifique nas caraterísticas do seu filtro, a quantidade de areia ou vidro de que irá necessitar, e aprovisione-se com essa quantidade, na lógica de 1/3 de areia grossa e de 2/3 de areia fina. No caso do vidro deve considerar apenas 80% da capacidade requerida.
2) Desligue a bomba de circulação, e feche todas as válvulas do sistemas, de forma a garantir de que não há água em circulação no circuito hidráulico.
3) Abra a pequena válvula de drenagem que existe no fundo do filtro, para retirar o excesso de água, e desmonte a tampa superior para poder aceder ao interior do filtro.
4) Com um pequeno saco, tape a entrada do tubo que existe ao centro do filtro, no interior, para impedir a entrada de areias pelo mesmo, durante este processo.
5) Utilizando umas luvas, para evitar o contacto com eventuais bactérias existentes na areia existente dentro do filtro, retire o leito filtrante antigo com a mão ou com recurso a uma pequena pá. Pode também utilizar um aspirador, o que facilitará o processo.
6) Depois de retirada toda a areia, e caso seja possível, desmonte o filtro através das junções existentes, e retire-o para um local onde seja possível lavar o interior do mesmo com água corrente (sem adição de detergentes). Findo este processo, volte a instalar o filtro.
7) Encha o interior do filtro com água corrente, até cobrir os coletores existente no fundo do mesmo, e assim evitar que ao colocar a nova areia estes sejam danificados.
8) Coloque a areia grossa de forma a cobrir os coletores, na proporção de 1/3 do total de areia a colocar.
9) Coloque a restante quantidade de areia fina, na proporção de 2/3. Note que o total de areia do filtro não enche o filtro na totalidade, ou seja, a areia não deve nunca chegar ao topo do filtro. Seguindo a carga indicada nas características do filtro de piscina, estará a colocar na medida certa.
10) Retire o saco do tubo, e feche a tampa superior do filtro.
11) Abra as válvulas conforme o indicado, e coloque o filtro na posição de Backwash/Retrolavagem. De seguida ligue a bomba de filtração por 3 minutos. Findos estes 3 minutos, desligue a bomba de filtração da piscina, e coloque o filtro na posição de Enxaguar/Ringe. Ligue novamente a bomba por 1 minuto.
12) Desligue novamente a bomba, e coloque o filtro na posição Filtração. Ligue a bomba. O processo está terminado.

Será normal surgir alguma areia na piscina, após a troca da mesma. O processo de retrolavagem executado ajuda a minimizar. Deve ser utilizada sempre areia adequada e calibrada para piscina, com as granulometrias corretas. Não utilizar em nenhum caso areia convencional.
Comentários

    Histórico

    Maio 2022
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019

  • Início
  • Quem Somos
  • Catálogo
  • Contactos
  • Noticias
  • Loja do Profissional